5 coisas para começar a mudar o mundo

Nenhum comentário
Nem todas as pessoas pensam em como o planeta  está ou como o seu dia a dia impacta sobre ele, porém, felizmente, existe as exceções,  que, na verdade, deveriam ser a maioria, mas vamos ajudá-los a repensar sobre o assunto com uma listinha de 5 coisas para você começar a mudar o mundo.

1-) Água. Você sabe quanto consumimos de água por dia? Uma pessoa, em média, consome mais de 5 mil litros de água por dia. Isso, no ano, fica o equivalente à metade de uma piscina olímpica. E três lâmpadas acesas durante uma hora consomem 48 mil litros de água.(Dados: Revista Época)

Isso nós poderíamos mudar não? Como?

Não acender a luz durante o dia, apagá-la quando não estiver usando, usar lâmpada fluorescente que gasta menos energia, escovar os dentes com a torneira fechada, fechar a torneira ao ensaboar os utensílios da cozinha, reutilizar a água para lavar a roupa, diminuir o tempo de banho, diminuir o consumo de energia, desligando os aparelhos em desuso.

2-) Comida. Sei que cada um tem os seus princípios e opções, mas vou deixar aqui uma curiosidade: Mais da metade da água potável do mundo é destinada à pecuária (produção de carne, leite, ovos, lã, couro), além de a produção animal é a principal causa de poluição de rios e lagos. Além disso podemos falar do desperdício de comida, que só aumenta a cada dia. Sendo desperdiçada 500 gramas por dia - ou 182 quilos anuais por família, segundo pesquisa do Instituto Akatu, ONG que trabalha em prol do consumo consciente.

Então o que podemos fazer para melhorar essas questões?

Optar pelo vegetarianismo ou veganismo (uma possibilidade muito linda para quem conhece), não comprar comida demais para não deixá-la apodrecer e ter que descartá-la, colocar no prato somente o que vai comer, usar essa atitude também em restaurantes, onde tudo é muito atrativo.

3-) Lixo. A questão que eu vou colocar agora é, basicamente, educação. Você não jogaria uma latinha no chão da sua sala, não é mesmo? Então porque você faria isso fora da sua casa, onde mais pessoas passam por lá? Desde crianças temos o seguinte ensinamento: jogue o lixo no lixo. Então porque ser contrário a isso? Para causar enchentes e poluir ainda mais sua cidade? Outro ponto é a reciclagem, fácil, rápida e muito 'do bem'.

Você sabia que 45% do lixo do Brasil é descartado em local inadequado? Mais de 20 mil toneladas de lixo doméstico produzido diariamente em todo o Brasil não são coletadas e vão parar em cabeceiras de rios, valas, terrenos baldios ou são simplesmente queimadas.(Dados: EcoDebate)

Sugestões de como podemos mudar isso?

Reciclando, jogando o lixo em local adequado e conscientizando aqueles que não o fazem.


4-) Consumo. Quem já não cometeu aquele pecadinho do "eu preciso disso", mas, na verdade, era só por querer ter mesmo. Todos nós temos aquela mania de ver e querer comprar porque é bonito e quando vai olhar no guarda-roupa ou em casa vê aquele monte de coisas espalhadas sem uso.

Consumir menos? SIM! Podemos fazer isso e ajudaremos a nós, nosso bolso e o planeta, olha que bom.

5-) Carro. Um top poluidor. Atualmente, a média brasileira é de 15 automóveis por 100 habitantes. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, o número é de 70 carros a cada 100 pessoas.

A taxa de emissão de gás carbônico na atmosfera aumenta 4,2% ao ano no Brasil. 

Poluentes como o monóxido de carbono e o óxido de nitrogênio, por exemplo, estão associados a 200 tipos diferentes de doenças. (Dados: Agência CNT de Notícias)

Sei que hoje, no Brasil, andar de metrô ou ônibus não é uma aventura legal, pois sempre estão lotados, mas o uso do carro em si tem que ser revisto. Carona! Se todos pegassem carona, além de economizarem, poluiriam menos. Outro hábito comum é pegar o carro para tudo, até para ir na padaria da esquina. Vamos andar! Além do mais, exercícios são ótimos para saúde. E não podemos esquecer da bicicleta, um ótimo meio de transporte.

Outra dica: Segundo especialistas, o Etanol é o combustível que menos polui. Os veículos flex, com gasolina, por exemplo, emitem, em média, 181 g/km de CO² e fazem 12 km/L. Já o Etanol libera 174 g/km de CO² e rodam 8 km/L.

- Não deixe o combustível na reserva, quanto mais cheio o tanque menor a evaporação do combustível;

- Verifique o óleo e o motor semanalmente;

- Rodas desalinhadas exigem mais do motor;

- Vá regularmente ao mecânico e exija peças originais;

- Evite usar o ar condicionado desnecessariamente.
  (Dados: seguroautofacil.com.br)



Cinco, básicas, fáceis e muito eficientes estratégias do dia a dia para começar a ser uma pessoa mais sustentável e deixar o planeta respirar um pouco em paz.

Porque se cada um fizer a sua parte, uniremos força suficiente para mudar o futuro de nossa nação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

Postar um comentário